segunda-feira, 26 de março de 2012

AULA - CONDUTA ESPIRITA VIVENCIA EVANGÉLICA- AMOR AO PROXIMO







AULA 1
Tema: amor
Objetivo: fazer as crianças refletirem sobre amor e sua importância nas nossas vidas.
Prece
Harmonização com música do vídeo  " Vale a Pena"
Primeiro momento:
 Desenvolvendo o tema:
1 - O que é o amor? *ouvir respostas e dar uma definição*Eles amam alguém? Como se manifesta o amor? Para que serve amar alguém?A gente deve tentar amar quem a gente não ama? Quem, só as pessoas queestão perto? A gente deve deixar que as pessoas que amamos possam fazer o quequiserem conosco? Como a gente deve tratar uma pessoa a quem a genteame?
2 - Perguntar se alguém os ama. Se sim, quem? Fazê-los chegar ao amor de Deus.Em que se manifesta o amor de Deus por cada um de nós? Deus ama a todas as pessoas, ou só a algumas? E as plantas e aos animais, também?
3 - Todo o mundo precisa de amor. Nossos pais, amigos, irmãos, professores, os animais e até as plantinhas.São Francisco de Assis amava tanto aos animais, que mesmo os mais ferozes não ousavam lhe fazer mal. Jesus também nos amava muito, tanto que nos ensinou um monte de coisas, vindo dois mil anos atrás e fazendo com que seus ensinamentos jamais se a pagassem das nossas memórias. Podemos expressar nosso amor através das artes, da música, da pintura, da poesia. Do abraço, do silêncio quando o outro faz uma coisa não muito boa, não o criticando só para humilhar por ele estar errado. Expressamos nosso amor através da presença, do respeito, da atenção quando o outro fala com agente. Quem ama muitas vezes chama nossa atenção, briga com a gente, porque quer que a gente melhore e cresça. Quem ama nunca quer destruir; só quer melhorar.
4 - O amor nunca se divide; ele se multiplica. Se eu amo um amigo e conheço outro amigo, o meu amor não vai ser dividido por dois; Se meus pais me amam e vem outro irmão ou uma criança fica mais pertinho da gente, o nosso amor não vai ser dividido entre nós e quem chegou por último. O amor mais cresce com a doação. Quanto mais você dá, mais você tem e mais você recebe. Quanto mais a gente evolui, mais é capaz de amar. Quanto mais amamos, mais temos vontade de amar, incluindo outras pessoas no nosso sentimento.Também podemos e devemos amar a nossa cidade, aos animais, plantas, ao nosso país e, até, nossa escola, pois todas essas coisas merecem nosso respeito e nossa atenção.
5 - Amor a nós mesmos:Jesus ensinou que, além de amar os outros, precisamos também nos amar, isto é: gostarmos da gente. Perguntar "como mostramos que gostamos da gente?" Algumas das respostas possíveis: sempre que possível, andar limpinho. Não fazer nada que, desnecessariamente, nos coloque em risco.
Segundo momento:
O jogo "é amor ou não é"?

Objetivo: fazer as crianças refletirem sobre atitudes que são amorosasou não são.Premiação: qualquer coisa que, ao final, eles possam dividir entre si.
Forma:
I - Dispor todos em círculo, incluindo os evangelizadores.
II - colocar em uma caixa recortes de papel com as atitudes. (sugestõesao final)
III - Pedir que um dos integrantes fique de costas, prestando atenção na execução da música. Executar uma das músicas e, enquanto ela estiver tocando, colocara caixa para rodar. A caixa deverá passar de mão em mãoenquanto a música estiver tocando e, ao parar, aquele com quem a caixaestiver deverá abri-la e retirar de dentro dela um papel. Deverá ler(ou pedir que alguém leia) a atitude e dizer se "é de amor ou não é".Caso haja dúvida na resposta, o evangelizador deverá perguntar a opiniãodos demais evangelizando e, se necessário, convidar as reflexõesnecessárias.
IV - Fazer de forma tal que todos tenham mais de uma oportunidade depegar a caixa. Cada vez que uma pessoa pegar a caixa e dela retirar umpapel, ganha um ponto. O evangelizador deverá cuidar para que, ao final,todos tenham mais ou menos o mesmo número de pontos. Então, comosugestão de "vivência do amor", deverão dividir o prêmio entre eles.
Sugestão para atitudes:
Conversar com os pais; Ouvir os conselhos de pais, professores, pessoas mais velhas; Prestar atenção na aula; Gritar e discutir com os pais e seus semelhantes; Respeitar aos professores; Pegar coisas escondido; Fazer fofoca; Debochar das pessoas; Ter paciência com as pessoas; Despedaçar plantinhas; Pedir desculpas quando errar; Falar palavrão; Falar palavras de carinho a uma pessoa triste; Chutar, gritar e responder quando estiver com raiva; Usar sempre as palavras mágicas: bom dia, boa tarde, obrigada, com licença, desculpa; Desculpar quando for ofendido; agredir quem te ofendeu; Respeitar, ser paciente com os idosos; Ouvir as pessoas com atenção olhando-as nos olhos; Bater no bichinho de estimação; Não julgar as pessoas antes de ouvi-las Perdoar sempre; Ficar irritado e gritar com as pessoas; Falar baixo e responder com carinho as pessoas; Compreender as atitudes do papai e da mãe, pois eles fazem todo o bem possível para seus filhos; Jogar lixo no chão; Arrumar o quarto, não deixar objetos espalhados, ajudar a mamãe; Não se preocupar em fazer tarefas na casa, pois é responsabilidade apenas da mãe e dos irmãos mais velhos.
Terceiro momento: Atividade Criativa – Desenho:
Cor do amor
1. Colocar uma música suave ao fundo;
2. Pedir que desenhem o amor. Se o amor tivesse uma cor, que cor seria? Se tivesse uma forma, que forma teria? Fazê-los imaginar. Se o amor pudesse ser desenhado, como seria o seu desenho?
3. Expor os trabalhos no varal.
Prece final

Nenhum comentário:

Postar um comentário