sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SUGESTÕES DE AULA JARDIM - CUIDAR DO CORPO E DO ESPÍRITO

CUIDADOS COM O CORPO
Devemos cuidar do nosso corpo pois ele e um presente de Deus , cada pedacinho do nosso corpo tem uma função, as mão servem pra ...os pés... a boca...etc..
Ev. Cap.17 (sede perfeitos)cuidar do corpo e do espírito
LE ( cap. XII- Da perfeição moral)

PARA COLORIR




Aula 1
HIGIENE COMO FORMA DE SAÚDE

INTRODUÇÃO:

Na semana passada falamos sobre saúde do corpo e da mente, e como funciona o corpo por dentro. Hoje vamos falar da higiene como forma de saúde, os cuidados e o zelo que devemos ter com o corpo.

DESENVOLVIMENTO:

A infância é uma fase na vida muito importante, porque o espírito (nós) estamos em uma fase em que estamos nos preparando para a vida, recebendo a educação e o encaminhamento proporcionado pelos pais. Com uma preparação adequada teremos melhores condições para lidar com as situações programadas por Deus para nós ( como o nosso consentimento) .
Essa preparação requer muitos cuidados entre eles o Zelo com o corpo, como no caso de hoje a Higiene.
É bom lembrar que existem dois tipos de higiene quem sabe?
• Higiene com o corpo físico.
• Higiene com a mente.
Hoje falaremos sobre a importância da higiene com o corpo físico.

O carroceiro tem um cavalinho que serve para o seu trabalho de todos os dias, é nele que coloca o peso que precisa carregar, é com ele que ganha seu sustento, é ele que o leva para onde precisamos ir.
O cavalo é para o carroceiro o corpo é para nós, por isso assim como o carroceiro precisamos cuidar bem do corpo alimentando bem, cuidando para ele não se machucar, limpa-lo, se não ele não terá condições de servir-nos com precisamos.

Quais são os cuidados de higiene que devemos ter com o corpo?

• Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.
• Lavar as mãos antes de comer.
• Tomar banho pelo menos uma vez ao dia
• Usar roupas limpas (mesmo que não sejam novas o importante e estar limpinho)
• Lavar os alimentos antes de comer (por causa dos micróbios ocultos)
• Manter a casa onde moramos sempre limpas
• Não andar descalço (além de higiene não machuca os pés)
• Cabelos sempre lavados
“Quando eu era criança assim como vocês meus eu levava uma vida também muito difícil, eu também ia a uma casa de sopa. Meus pais não tinham dinheiro para comprar roupas bonitas, mas o meu uniforme era sempre limpinho. Um dia na escola o marido da diretora desencarnou, e eles precisavam de três crianças para representar a escola em uma” visita a Diretora, então escolheram os mais bem arrumados, eu apesar de não ter roupas novas meu uniforme era sempre limpinho e por fui um dos escolhidos entre todos, eu fiquei muito orgulhoso por ser um dos que foram visitar a diretora ““.

Contar a historia do Jeca Tatuzinho e cantar, musica e fazer últimos comentários.
JECA TATUZINHO


DE MONTEIRO LOBATO
Adaptação de Maria R. do Amaral
Tema: Higiene, Saúde e Trabalho


Jeca morava no sitio. Era solteirão, por isso vivia só.
Não totalmente, porque tinha um cão preto, sempre por perto. O apelido de Jeca Tatu advém da maneira como vivia. Caipira assumido e sempre muito sujo.
Daí o TATU que é um animal que vive em buracos na terra.
Morava em uma tapera cheia de buracos, onde a lua faz clarão.
Também não consertava nada. No quintal só se viam um frangainho magricela, um patinho sem mãe e uma leitoazinha que corria por todos os lados em busca de alguma comida.
Jeca, de cócoras, no quintal tomava sol. Não calçava, pois não tinha sapatos. Um chapéu de palhas, camisa xadrez e uma calça surrada.
Plantar? Qual o que. Tinha muita preguiça. Meia dúzia de covas
para o plantio do milho, e já entregava a rapadura. Buscar lenha no mato,
era outra dificuldade. Vinha sempre com uns poucos gravetos nas costas.
O melhor era descansar. Deitava-se em baixo de una árvore e ferrava no sono.
O cãozinho aderira a vida e o caráter do dono. Estirado nas pernas do Jeca dormia a sono solto.
Ah! Mais a marvada da pinga, estava sempre por perto. Era o que atrapalhava e muito.
Um dia passou por ali um médico que ao ver o Jeca, naquele estado de penúria, e amarelo de tanta debilidade física, compadeceu-se dele e pediu para que mostrasse a língua. Logo em seguida disse; Você esta com a língua muito suja. Com certeza está com estômago e intestinos em mau estado. Venha á cidade em meu consultório, que vou providenciar uns exames e ver como está sua saúde.
Jeca foi ao consultório do Doutor e depois e feito alguns exames, o médico concluiu que ele precisava fazer um bom tratamento, alimentar-se melhor e deixar a cachaça.
Além do mais, você precisava andar calçado, pois pela sola dos pés, é que passam os micróbios que danificam a sua saúde. Mostrou através de uma lente de aumento a ação dos micróbios. Jeca ficou abismado com o que ficou sabendo.
Até o cãozinho preto do caipira estava de testemunha do que o doutor falava.
Na volta para casa, Jeca passou na farmácia e já mandou aviar a receita Eram algumas vitaminas e Biotônico Fontoura um fortificante porreta. Comprou também algumas frutas e legumes ovos e leite, passando a se tratar melhor.
E não deu outra. O nosso Jeca começou a ficar forte e passando a mão em um machado, cortava lenha em abundância. Depois quando ia ao mato buscar lenha, trazia um belo feixe na cabeça Começou a tomar gosto pela coisa e a sua plantação de milho, feijão e mandioca começou a produzir.
Saia para caçar e não tinha medo de nada. Ouvia a onça rugir e enfrentava a danada com socos e queda de braços. As feras corriam logo,
embrenhavam-se pelo mato e Jeca ficava vitorioso no confronto. Sua fama alastrou-se na redondeza.
Ficou gordo e bonitão. Arrumou até casamento.
Fez uma casa maior e bem feita, com varanda e tudo mais. Andava de chapelão e botas. Teve filhos que ele também não deixava que andassem descalços. Pois sabia agora quanto vale a saúde.
Tão compenetrado era, com respeito a isso, que até seus porcos e galinhas, tinham botinas.
Criava porcos em pocilgas bem construídas e duas vezes por ano, levava-os em seu caminhão
Para vende-los no mercado da cidade. Comprou mais terras e formou uma pequena fazenda a quem deu o nome de Fazenda Feliz.
A sua vida, ficou totalmente modificada e para muito melhor. Tinha telefone, e uma TV que via á noite, sentado em uma cadeira de balanço.
A sua casa era bem arrumada, com um relógio que batia as horas.
Em fim, o nosso antigo caipira, era hoje homem de negócios e aos domingos, ia á cidade, cavalgando um belo cavalo alazão, soltando boas baforadas de seu charuto.
Conclusão: O Jeca de outros tempos, agora transformado em seu estado de saúde e progresso financeiro era mesmo um vencedor na vida.
Graças a modificação de sua conduta em relação a higiene, a saúde e ao trabalho.
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Aula 2
Objetivo:

- Mostrar que o estado de espírito e o estado físico convivem em harmonia divina e perfeita.

Subsídios:

- Biologia Segundo Grau. Albino Fonseca. Unidade X. Higiene e Saúde. Ed. Ática.
- A educação segundo o Espiritismo. Dora Incontri. Cap. XVI. A Educação Moral. Edições FEESP.
- Doença e cura à luz do Espiritismo. Dulcídio Dibo. Cap. 1. Doenças. Ed. DPL.
- Quem ama não adoece. Marco Aurélio da Silva.Cap. VII. Doenças Psicossomáticas. Ed. Best Seller.
- Sites:
www.stetnet.com.br/vidasaude/pag10.htm
www.nib.unicamp.br/suol/mente.htm
www.cityalpha.com.br/../asmental.htm
Prece de abertura


Incentivação inicial:

Desenhar ou esticar uma linha no chão e imitar um equilibrista andando com os braços abertos. Perguntar para a classe o que isso significa e o que é necessário para que o equilibrista não perca o equilíbrio.


Desenvolvimento:

Conforme pudemos observar, para que o equilibrista não perca o equilíbrio torna-se necessário que ele não penda para nenhum dos lados. É preciso o equilíbrio para que a queda não ocorra.

Assim acontece conosco em nosso dia a dia. Para que consigamos nos manter em equilíbrio, precisamos ter: autocontrole, estabilidade mental e emocional, relações sociais saudáveis, boa saúde, etc.
E o que é Saúde? A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social que não consiste apenas na ausência de doença ou enfermidade”.
Dessa forma, percebemos que para estar saudável e manter o equilíbrio precisamos de alguns cuidados para conosco. E quais poderiam ser esses cuidados? Um deles, certamente, é a necessidade de uma alimentação saudável e regrada dentro das possibilidades de cada pessoa. Um outro cuidado, também muito importante, é a manutenção da higiene.

E o que é Higiene? Higiene é a parte da Medicina que estuda os meios próprios para conservar a saúde, a fim de permitir o funcionamento normal do organismo, bem como estabelecer a harmonia das relações entre o Homem e o ambiente tentando eliminar as influências nocivas que esse ambiente possa ter sobre o ser humano. Assim sendo, são importantes os seguintes aspectos: higiene da habitação, higiene corporal, higiene alimentar e profilaxia das doenças contagiosas (através do uso de vacinas).

Além desses pontos, devemos considerar a necessidade da Higiene Mental, pois conforme o conceito de Saúde, o bem-estar também deve ser mental. A higiene mental implica na elevação do pensamento e por isso todo aquele que se alimenta mentalmente de imagens e propósitos saudáveis, equilibrados e bons, atrairá para si afinidades nesse sentido e conseqüentemente se sentirá bem.
Todos nós conhecemos frases do tipo: “Quem canta seus males espanta”, “O bom humor afasta as doenças”, “vive melhor aquele que ri mais” etc. Com isso, percebemos que o bem ou mal-estar mental/emocional, reflete-se em nosso estado físico. Quem nunca ficou com dor de cabeça depois de um problema? Quem nunca ficou com o coração disparado e as mãos geladas ao se deparar com um perigo?

A Medicina nos fala de doenças psicossomáticas (do termo psique = mente e soma = corpo), ou seja, distúrbios físicos causados por transtornos psicológicos e sociais. Alterações mentais como o estresse, depressão, medo, ansiedade, raiva, etc., podem provocar vários problemas orgânicos como: asma, rinite, úlcera, artrite reumatóide, hipertiroidismo, diabetes, hipertensão arterial, doença das artérias coronárias, derrame, enxaqueca, problemas com menstruação, etc.

Tendo em vista essa enorme série de prováveis problemas a que estamos sujeitos devido a descontroles mentais/emocionais, seguem algumas sugestões: ter uma distração; ter amigos; conversar sobre assuntos agradáveis; sorrir; servir e fazer os outros felizes; estar alegre; orar e ter fé em Deus, confiar e entregar-se a Ele; descansar das preocupações e dos problemas não pensando neles nos momentos de repouso.

Se associarmos essas sugestões aos cuidados com nosso corpo (higiene, boa alimentação, repouso, exercícios, etc), com o ambiente físico em que vivemos (limpeza, ordem, etc), e com nossos relacionamentos sociais (boas companhias, freqüentar locais saudáveis, etc), certamente teremos maiores chances de nos manter em equilíbrio físico e mental e conseqüentemente a uma maior qualidade de vida.
Avaliação / Fixação:

Opção 1:

Dividir a classe em grupos para a confecção de cartazes relacionados ao tema da aula. No final do tempo estipulado para a atividade, cada grupo apresentará suas idéias para os demais amigos.

Opção 2:

Elaborar com a classe duas tabelas do tipo: 10 sugestões para o equilíbrio físico e mental e 10 sugestões para o desequilíbrio físico e mental. Os alunos poderão copiar as tabelas e levar para casa como forma de fixação do tema.

Prece de encerramento
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Aula 3
INTRODUÇÃO:

Na última aula falamos sobre os cuidados que devemos ter com o corpo, como a HIGIENE, para termos uma boa saúde física e mental.
A HIGIENE física ajuda a prevenir doenças de origem (?) física.
A HIGIENE mental ajuda a prevenir doenças de origem (?) espiritual.

O que são doenças de origem espiritual? – Isso nós vamos ver na aula hoje.


DESENVOLVIMENTO:

Todos nos somos um conjunto formado por corpo e (?) alma ou espírito, por isso para vivermos vem precisamos estar bem fisicamente e espiritualmente, este equilíbrio significa (?) FELICIDADE.

ü As doenças físicas são causadas por vírus, bactérias, acidentes, etc. (relembrando a aula passada) e são tratadas pela medicina.

ü As doenças de origem espiritual são causadas por problemas de outras vidas ou obsessores.

Exemplos de problemas de outras vidas são: crianças que nascem com alguma deficiência física, doenças hereditárias, como tipos de câncer, diabetes, doenças crônicas, como alergias, problemas de estômago, etc. Isso acontece porque as coisas que fazemos de errado e que não estão de acordo com as leis de Deus ficam marcadas em nosso CORPO ESPIRITUAL(?) (Perispirito) e ao encarnarmos novamente trazemos essas marcas que se manifestam em nosso novo corpo físico. Por isso devemos procurar fazer coisas boas para não acumularmos estas marcas em nosso Corpo Espiritual, começando por uma higiene mental, como por exemplo(?):
Evitar sentimentos como: (cobiça, ódio, preguiça, inveja, ciúme, ambição etc.)
Procurar nutrir bons sentimentos como: (amor, carinho, respeito, caridade, compreensão, tolerância, amizade, etc.)

O que é a cobiça?
A cobiça é um sentimento que se caracteriza pelo desejo muito forte de possuir alguma coisa, mesmo que pertença a outra pessoa.
É um sentimento que tem causado ao nosso planeta muitas guerras entre os povos e, em menor tamanho, muitas brigas entre as pessoas.

• A cobiça é um sentimento comum às pessoas que gostam muito de coisas materiais. São pessoas que colocam a possibilidade de possuir algo como a coisa mais importante das suas vidas.
• O apego às coisas materiais é um gerador do sentimento de cobiça.
• É um sentimento contrário à amizade. Pois aquele que cobiça aquilo que não é seu, não pode ter uma amizade sincera com ninguém.
• Sentimos cobiça quando, por exemplo, queremos ter um brinquedo que não é nosso, quando não dividimos as coisas que possuímos e assim por diante.
O que é a inveja?
• Sentimento misto de desgosto e de ódio provocado pela prosperidade ou alegria de outra pessoa.
• A inveja é um sentimento destruidor. A pessoa que o possuiu tanto faz mal a si mesma, quanto àquele que é a vítima da inveja, porque o invejoso sempre deseja destruir as pessoas ou coisas que despertam sua inveja.
• O invejoso está mais preocupado com a vida alheia do que com a sua. Ao invés de tentar progredir, em crescer tanto materialmente, quanto espiritualmente, ele prefere ficar sofrendo quando vê o sucesso dos outros.
• Todas as pessoas que possuem este sentimento são tristes, irritadas e desagradáveis, justamente porque descuidam da própria vida. Não procuram imitar aquilo que acham bom e certo, mas sim, preferem lamentar-se e vibrar negativamente.
• Assim como a cobiça, a inveja também é um sentimento contrário à amizade. A amizade não tolera a inveja.
• Somos invejosos quando, por exemplo, desejamos que aquele brinquedo de um amigo, que é mais bonito que o nosso, se quebre, somente para que nós continuemos a ter o melhor.
• Quando desejamos que aquele aluno que só tira notas boas, tire um grande zero, para sermos melhor do que ele.
O que é o ciúme?
• Inquietação causada por suspeita ou receio de perder a pessoa amada ou alguma coisa.
• É um sentimento parecido com a inveja.
• Pessoas muito orgulhosas possuem no ciúme a manifestação do seu orgulho.
• O ciumento é aquele que sente seu orgulho ferido, pois acredita que tudo e todos devem girar a sua volta. Quando percebe que isto não acontece, fica contrariado, tornando-se uma pessoa desagradável e até vingativa.
• A insegurança é uma causa que faz alguém ser ciumento. Acredita que as pessoas não gostam dela, sente-se incapaz que realizar tarefas que para outras pessoas são coisas simples. Assim, ao invés de perceber suas deficiências e tentar superá-las, prefere colocar a culpa das suas limitações nas pessoas que o rodeiam.
• Ninguém gosta de ter amizade com pessoas ciumentas.
• Sentimos ciúme quando, por exemplo, não gostamos de ver nossos amigos brincando com outras crianças.
O que significa ter amizade por alguém?
• Sentimento de afeição. Estima, apreço. Benevolência, bondade.
• Ter amizade é respeitar, querer bem, ajudar.
• Quando procuramos nos livrar dos sentimentos negativos, colocando a amizade em primeiro lugar, espalhamos ao nosso redor um campo agradável de bem estar, onde todos que se aproximarem serão atraídos pela nossa presença.
• Nós podemos perceber quando estamos em um lar onde a amizade entre os seus membros predomina, quando nesse lar o ambiente é agradável e existe no ar um sentimento de positividade, respeito e amor.
• Perdoar nossos inimigos é dar-lhes uma prova de amizade.
• Enfim, a amizade é o contrário de todos os outros sentimentos que vimos anteriormente. A amizade constrói, perdoa, ama, consola, ensina e evolui.
• Semear a amizade aonde quer que estivermos, é semear o evangelho que Jesus nos ensinou.
• Conclusões:
• O orgulho ferido, a ambição frustrada, a cobiça, a inveja, o ciúme, todas as paixões, numa palavra, são torturas para o nosso espírito.
• Para aquele que a inveja e o ciúme atacam, não há calma, nem repouso possíveis.
• Os objetos de sua cobiça são como fantasmas que lhe não dão tréguas e o perseguem até durante o sono.
• O invejoso e o ciumento vivem ardendo em contínua febre. Com as suas paixões, ele cria para si mesmo suplícios voluntários, tornando sua vida na Terra um verdadeiro inferno.
• O homem só é infeliz pela importância que dá às coisas deste mundo. Fazem-lhe a infelicidade a vaidade, a ambição e a cobiça desiludidas.
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Aula 4
Higiene e Limpeza – Corpo, Mente e Coração.

OBJETIVO
Conscientizar para a importância da higiene e limpeza do corpo, da mente e do coração, como alternativas para uma boa qualidade de vida material e espiritual.

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA/MOTIVADORA
Dividir a turma em três grupos – corpo, mente e coração -, distribuir cartazes e pedir que cada grupo descreva ações de higiene e limpeza, elegendo três delas para representar com mímica, de modo que os outros grupos adivinhem.

DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO

§ Nosso corpo e nosso Espírito exigem muitos cuidados para serem conservados saudáveis. A saúde é um bem precioso, que não tem preço. Quem tem saúde é alegre, feliz, trabalha, brinca, passeia e estuda melhor. Devemos cuidar de nossa saúde, evitando doenças físicas, mentais e espirituais (obsessões, etc.)
§ Da mesma forma que a boa alimentação (carne, ovos, frutas, verduras...) nos dá saúde e energia para o corpo, os bons pensamentos nos favorecem com a saúde mental e os bons sentimentos nos dão a saúde do coração.

§ A limpeza e higiene do CORPO são fundamentais para a saúde e o bom convívio social e se traduzem no banho, no uso de roupas limpas, no cuidado com as unhas e cabelos e na manutenção de condições sadias de vida. Cuidados que devemos ter com a higiene e limpeza do corpo:
1. Tomar banho diariamente – no nosso clima, três banhos, no mínimo;
2. Lavar as mãos antes das refeições, após usar o sanitário e ao voltar da rua;
3. Manter as unhas cortadas e limpas;
4. Pentear e cortar os cabelos;
5. Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir;
6. Usar roupas limpas e colocá-las para lavar sempre que sujarem;
7. Limpar bem as orelhas.
Para tudo isto, há alguns apetrechos indispensáveis: sabonete, shampoo, creme, desodorante, perfume, tesoura de unha, cotonete, tesoura de cabelo, etc.

§ A limpeza e higiene da MENTE são fundamentais para a saúde mental/psicológica e se traduzem em ausência de pensamentos negativos, depressivos, maledicentes, malévolos ou idéias obsessivas... Faz-se higiene mental mediante boas conversações, leituras edificantes, músicas que elevam...
Devemos cuidar dos pensamentos que cultivamos, porque tudo na vida é uma questão de sintonia. Podemos atrair para junto de nós Espíritos infelizes, obstinados no mal, levianos,
etc., a depender da nossa sintonia mental. Devemos cuidar também de reciclar nossa mente, para evitarmos idéias fixas, que, às vezes, nos deprimem.

§ A limpeza e higiene do CORAÇÃO são fundamentais para uma vida equilibrada, harmoniosa e feliz, se traduzindo em ausência de ódio, rancor, desejo de vingança, inveja, maldade... A limpeza e higiene do coração faz-se mediante o uso de atitudes de bondade/caridade, de amor ao próximo, indulgência, perdão, benevolência... Disse Jesus: “Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração...”

FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

História com interferência:

ü Contar a história QUE COISA ESQUISITA!, com interferência (combinar com as crianças um gesto (uma palma ou um estalar de dedos), após o qual elas devem repetir juntas o título da história.
ü À medida em que o evangelizador vai contando, em momentos estratégicos vai sinalizando para as crianças (*) e elas dizem, em uníssono, “que coisa esquisita!”.
o Joãozinho era um menino bom e simpático, mas...
o Não gostava de tomar banho e escovar os dentes... (*)
o Não gostava de lavar as mãos e de pentear-se... (*)
o Não gostava de cortar as unhas... (*)
o Isso mesmo: não gostava de andar limpo! (*)
o Era mesmo uma coisa muito esquisita! (*)
o Por isso, sua mãe andava muito preocupada e aflita. E muitas vezes tinha que dizer: - Joãozinho, venha tomar banho! - Joãozinho, venha limpar as unhas! - Joãozinho, vá lavar as mãos... - Joãozinho, venha pentear os cabelos!
o E assim por diante...
o Certo dia, a mãe avisou: - Joãozinho, meu filho, todos os seus amiguinhos nadam limpos... Um dia eles não vão mais querer brincar com você! Olhe o que eu estou dizendo...
o Dessa vez, Joãozinho ficou pensando no que sua mãezinha havia dito... quando foi dormir, ainda não tinha esquecido as palavras da mamãe e ficou pensando, pensando, pensando...
o Foi assim que dormiu e começou a sonhar: estava em um lindo jardim florido, onde havia muitas crianças alegres brincando com carneirinhos, coelhinhos e passarinhos de todos os tipos...

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