EVANGELIZAR:
DESPERTAR JESUS
NOS CORAÇÕES
Técnicas
EVANGELIZAÇÃO
INFANTIL:
Uma
tarefa de amor
Técnicas
Apresentação
A
dedicação ao trabalho e o amor pelas crianças são itens básicos à tarefa de
evangelizar. Aliado a isso, o evangelizador deve ter consciência da importância
do seu trabalho, preparando as aulas com antecedência, harmonia e muito
entusiasmo.
Para
tanto, além de participar do Grupo de Estudo Sistematizado da Doutrina
Espírita, é aconselhável ao evangelizador que, sempre que possível, leia livros
ou artigos sobre educação infantil e o processo de desenvolvimento da criança,
sob a ótica espírita e psicológica. O conhecimento da mente, do espírito e dos
interesses infantis irão auxiliá-lo na organização das aulas, esclarecendo a
realidade e o grau de evolução mental e espiritual dos evangelizados.
Esta apostila não possui intenção de fornecer
conhecimento doutrinário ao evangelizador. Apenas visa ajudar na preparação das
aulas, sugerindo técnicas e idéias, incentivando o trabalhador a buscar o
aprimoramento, a fim de que boas sementes sejam plantadas nos corações
infantis.
Aulas sobre Conduta Cristã
A mais importante
mudança que o Espiritismo pode fazer em nossa vida é a transformação, para
melhor, em nossa conduta, nossa maneira de pensar e agir. É a nossa reforma
íntima, e para nós, adultos, que já temos valores cultivados ao longo dos anos,
é necessária a alteração de hábitos. Porém, na infância, quando a criança está
edificando valores no espírito reencarnado em corpo infantil, é o melhor
momento para que ela assimile bons valores, com o propósito de tornar-se um
adulto educado para a prática do bem.
A Evangelização
Infantil pode ser dividida em dois itens: a instrução e a educação para o amor.
A instrução inclui conhecimentos espíritas básicos, como Deus, Prece, entre
outros assuntos que têm como base O Livro dos Espíritos; a educação para o amor
visa solidificar no evangelizando uma conduta cristã, embasada em O Evangelho Segundo
o Espiritismo, a partir de realidades vivenciadas pela criança em seu
dia-a-dia.
Assim, vários
aspectos da conduta infantil podem ser abordados, visando uma criança fraterna,
caridosa e em harmonia consigo mesmo e com o próximo.
Sugestões para Aulas
sobre Conduta Cristã
1 - Quem sou eu
Cada indivíduo é especial, único; cada pessoa
é diferente física e emocionalmente; Deus ama cada um como ele é; Deus empresta
um corpo físico a cada espírito para aprender e evoluir durante a vida terrena;
cuidados com o corpo físico.
Sugestões:
☺Demonstrar
como cada pessoa é diferente. Levar balança, fita métrica, espelho. Pesar,
medir as crianças, fazendo com que elas anotem em uma ficha: nome, peso, idade,
cor dos olhos, dos cabelos, coisas que gosta de fazer. Quando todos concluírem,
integrar os dados obtidos, valorizando as diferenças.
☺Desenhar
o corpo físico em tamanho natural: em um papel pardo, as crianças, divididas em
grupos contornam o corpo de um colega que deitou sobre o papel; depois desenham
cabelos, olhos, mãos, pés, unhas, roupa.
☺Cuidados
com o corpo: esconder objetos pela sala, pedir para que as crianças achem e
expliquem para que serve cada um. Pode-se utilizar escova de dentes, pente,
xampu, sabonete, roupa de ginástica, remédio, comida, água , etc.
2 - Família
Quem é a família;
individualidade (diferenças) dos membros da família; a importância do grupo
familiar; boas atitudes (respeito, ajuda mútua, carinho) para com nossos pais,
irmãos, tios, avós, primos.
Sugestões:
☺Porta-retrato
com o desenho da família. O desenho é feito em uma folha e colado em uma
cartolina colorida de tamanho um pouco maior, para fazer as bordas. pedacinhos de EVA veja o modelo
☺A
mesma técnica pode ser usada para a confecção de uma televisão, ou uma casinha,
onde as portas se abrem e aparece a família (um barbante ligado ao desenho
permite pendurar a televisão ou a casinha em qualquer lugar da casa).
3 - Disciplina e colaboração no
lar
Enumerar as
tarefas domésticas; lavar, passar, cozinhar, limpar, arrumar; a importância de
ajudar com disciplina e boa vontade; não existem tarefas femininas ou
masculinas; qualquer atividade é importante e deve ser bem feita.
Sugestões:
☺Utilizar
mímica para introduzir o assunto, representando tarefas domésticas.
☺Fazer
pequenos móveis com sucata ou outros materiais: uma cama de caixa de fósforos,
uma cadeira de palitos de picolé, etc.
☺Pedir
que cada criança escreva uma tarefa que
já realiza em casa e uma outra que se propõe a fazer durante a semana.
☺Adivinhe
a palavra: escrever no quadro apenas a quantidade de letras e uma dica sobre a
palavra.
_ _ _ _ _ _
passar (camisa)
_ _ _ _ _ lavar (calça)
_ _ _ _ arrumar (casa)
_ _ _ _ _ _ cozinhar (feijão)
4 - Evangelho no Lar
Explicar o que é
estudar o Evangelho no Lar; quais os benefícios e como realizar. Lembrar aos
pais que eles podem incluir neste momento de estudo livros infantis (pequenas
histórias) para que as crianças possam ler e entender a mensagem.
Sugestão:
☺Realizar
o Evangelho no Lar em sala de aula. As crianças participam fazendo a prece
inicial, lendo um texto previamente escolhido por elas, comentando o assunto,
colaborando nas irradiações, fazendo a prece de encerramento. Ao final, todos
bebem a água magnetizada durante o Evangelho.
5 - Amor às plantas e aos animais
Perguntar quem
possui bichinho de estimação? Como cuidam dele? Utilidade dos animais e das
plantas; como cuidar das plantas; importância de se preservar a natureza.
Sugestões:
☺Introduzir
o assunto levando plantas e um animal de pequeno porte para a sala de aula: um
passarinho, um peixe, um gato, um papagaio, etc.
☺Trabalho
com colagens de figuras e frases sobre a natureza em um painel;
☺Confecção
de animais em origami;
☺Plantar
uma flor, explicando e incentivando os cuidados com a planta.
6 - Amor e caridade para com o
próximo
Quem é o nosso
próximo? Como amar o próximo? Manifestação da caridade em gestos simples: um
sorriso, uma gentileza, ajudar um amigo, não ser egoísta. Colocar amor nas
coisas que fazemos.
Sugestões:
☺Colocar
em uma caixa vários objetos: boneca, colher, óculos, urso de pelúcia, foto de
uma família, caderno, uma planta, etc. Cada aluno tira um objeto e fala sobre
caridade e amor, relacionando o tema ao objeto.
Boneca: irmão menor, os colegas;
Caderno:como ser caridoso em sala de
aula;
Planta: amor à natureza;
☺Desenhar
em uma folha de papel, em tamanho pequeno, alguém com quem devemos ser
caridosos. Dobrar ao meio o desenho, e depois várias vezes o papel, como uma
sanfona; recortar contornando o desenho. Ao desdobrar, surgem várias pessoas de
mãos dadas. Pintar as várias pessoas com quem devemos manifestar amor e
caridade.
7 - Perdão
Perdoar ao próximo
e a si mesmo; toda pessoa faz coisas certas e erradas. Deus dá a cada um novas
chances de acertar e nós também devemos perdoar aos que nos ofendem. É preciso
aprender com os erros e se esforçar para acertar. Perdoar é entender o erro e
esquecer.
Sugestões:
☺Confeccionar ROSTINHOS usando prato de papel, lã, botões, simbolizando as pessoas a quem
devemos perdoar.
☺Para
crianças do terceiro ciclo pode-se fazer uma técnica de análise de atitudes: as
crianças pensam em algo de errado que fizeram, entendem por que erraram, e se
propõem a não realizar de novo o mesmo erro. Com uma música de fundo, os
adolescentes fecham os olhos e relaxam, inspirando e expirando. Terminar com a
análise de algo positivo, lembrando de algo bom e correto que realizaram.
8 - Conduta na escola
Com é ser um bom
aluno? Atitudes que se deve ter na escola: chegar no horário, levar o material
escolar, prestar atenção nas aulas, não colar nas provas, não colocar apelidos,
devolver o que pegar emprestado, fazer os temas, colaborar nos trabalhos em grupo. Por que
estudamos? Estudamos para aprender, para evoluir, para ter uma profissão.
Sugestões:
☺Entrevista
com o colega. Utilizar itens como: escola que estuda, série, nome dos
professores e de alguns colegas, matéria que mais gosta, o que faz no recreio,
que profissão quer ter quando crescer.
☺Fazer
a escola em dobradura
9 - Palavrinhas mágicas
Por favor, com
licença, desculpe, obrigado (meninos dizem obrigado e meninas dizem obrigada);
situações em que devem ser usadas as palavras mágicas. Elas demonstram boa
educação e respeito.
Sugestões:
☺Desenhar
uma situação em que as palavrinhas mágicas devem ser usadas (ou uma história em
quadrinhos).
☺O
evangelizador conta uma história e combina que cada vez que ele disser uma das
palavrinhas, durante a narrativa, as crianças devem tomar uma atitude, como por
exemplo: ao dizer obrigado as crianças devem sentar no chão; ao pronunciar com
licença devem fechar os olhos; ao falar por favor devem cruzar os braços; ao
dizer desculpe devem levantar-se.
“Joãozinho era um menino muito
educado. Ele sempre dizia: por favor, com licença, desculpe. Às vezes ele
esquecia de dizer obrigado, mas sua mãe lhe lembrava: Por favor, Joãozinho,
você esqueceu de dizer obrigado...Um dia Joãozinho bateu na porta do quarto de
sua tia e disse: Com licença tia, eu queria ...”
10 - Honestidade
Não mentir, não
roubar, ser sincero. Importância da honestidade.
Sugestão:
☺Contar
uma história em que as crianças tenham que decidir qual é a decisão (honesta) a
ser tomada.
Ex: 1 - João estava andando na rua,
quando perdeu sua carteira. Maria ia
passando e encontrou a carteira ...
2 - Gustavo estava jogando bola,
quando quebrou o vidro da janela da casa do vizinho. Seu vizinho não viu quem
quebrou o vidro...
11 - Atitudes positivas no lar, na
escola e na rua
Importância
das boas atitudes em todos os lugares, mesmo quando estamos sós e sem alguém
olhando; evolução espiritual (crescimento interior).
Sugestão:
☺Distribuir
frases com atitudes positivas, orientando os alunos para que eles encenem, em
duplas, com fantoches, as situações.
Exemplos de atitudes:
- obedecer aos pais
- agradecer as coisas que possui
- ajudar nas tarefas domésticas
- não jogar lixo na rua
- respeitar os colegas
12 - Alimentação saudável
Deus nos deu a
natureza a fim de que retiremos dela nosso alimento; tudo o que comemos e
bebemos possui sua origem na natureza, o homem apenas transforma os materiais.
Sugestões:
☺Colocar
em uma caixa diversos tipos de alimentos: pão, bolacha, leite, suco, água,
frutas, legumes, açúcar, sal, cereais. Cada aluno pega algo na caixa, diz a
característica do alimento (se é doce, salgado, ácido, azedo) e qual a origem
do alimento. Ao final pode ser servido um pedaço de pão ou bolo para todos.
☺Após
a atividade anterior, de identificação dos alimentos, falar das vitaminas dos
alimentos e a importância de se comer o que é bom para a saúde. Convidá-los a
preparar um lanche. Fazer com que eles repartam de maneira igual os alimentos,
aproveitando para salientar a solidariedade, o fato de todos participarem na
tarefa e a satisfação de se obter o resultado. Pode-se fazer uma batida de
leite com banana ou uma salada de frutas.
13 - Amizade
O que é ser amigo?
A importância dos amigos; atitudes de um amigo.
Sugestões:
☺Jogo
do ceguinho: aos pares; um aluno veda os olhos com um tecido(é o ceguinho) e o
outro é o guia que irá conduzir o ceguinho pela sala. O evangelizador conta uma
história em que um cego tem de atravessar a cidade para chegar até um lugar,
alternando situações calmas como, por exemplo, ouvir uma música, caminhar,
atravessar a rua, com situações agitadas como fugir de um cachorro, alcançar o
ônibus etc, descrevendo o que aconteceu com o ceguinho durante o deslocamento
até o seu destino. Desenvolve a responsabilidade de quem está guiando e a
confiança de quem está sendo guiado. Em
uma segunda etapa, inverter os papéis (quem era o cego será o guia e
vice-versa). O objetivo da atividade é
salientar que os amigos confiam e se ajudam mutuamente; pode-se também abordar
a importância do espírito protetor, que é nosso amigo. E Jesus, nosso amigo
para todas as horas.
☺Cada
criança pinta no rosto, braço ou perna do colega, um desenho com canetinha
colorida ou tinta guache.
14 - Respeito ao próximo
Fazer
aos outros o que queremos que nos façam; as pessoas são diferentes e devemos
respeitar cada um como ela é; todos possuem defeitos e qualidades; valorizar as
qualidades de cada indivíduo.
Sugestões:
☺Desenhar
a si mesmo, sem mostrar aos colegas; misturam-se os desenhos e todas as
crianças escrevem uma qualidade para cada pessoa desenhada. Depois devem
adivinhar quem é quem, nos desenhos.
☺Crianças
maiores podem fazer uma atividade (um labirinto, um caça palavras, um desenho
para pintar, um quebra-cabeça) para que o outro colega resolva.
☺Para
evangelizandos do 3º ciclo: cada criança descreve seu colega, sem revelar o
nome, enfatizando somente suas
qualidades. O evangelizador deverá recolher sem mostrar para a turma, misturar
bem e posteriormente redistribuir para que as crianças façam a leitura, em voz
alta, dos textos, adivinhando quem é a pessoa descrita. Esse exercício faz com
que nos atentemos para as coisas boas que encontramos em nosso próximo, pois a
tendência é somente vermos os defeitos dos outros.
☺Mostrar
uma cartolina branca com um ponto preto no meio e pedir para que as crianças
observem a cartolina e digam o que vêem. A maioria verá o ponto preto que é
diferente e pequeno, no meio da cartolina. Explicar que aquele é apenas um
pontinho diferente na cartolina, que é muito maior em sua brancura; que assim
também procedemos em nossas vidas, preocupando-nos com os defeitos e deixando
de lado as qualidades de nossos amigos.
15 – Gratidão a Deus
Agradecer o dia, a
família, os amigos, a saúde, a morada, a escola, o alimento, o corpo, a vida,
etc.
Sugestão:
☺Explicar
o significado das frases da oração do Pai Nosso (Oração Dominical); distribuir
a oração , com desenhos para pintar.
16 - Música
Utilidade do som;
tipos de música: calma, agitada, com letra, sem letra; o que cada música pode
transmitir; influência da música em um ambiente.
Sugestões:
☺Ouvir
letras de diferentes tipos de músicas, para entender as emoções e energias que
elas transmitem.
☺Com
sucatas, confeccionar um instrumento musical e ensaiar uma música.
Ex: lata de refrigerante com arroz ou
feijão dentro; em um arame, colocar tampas de garrafas.
17 - Ser criança é ótimo
A infância é um
período durante o qual descobrimos e aprendemos muitas coisas;
responsabilidades de cada etapa da vida; salientar as coisas boas de cada
idade.
Sugestões:
☺Desenhar
de olhos fechados por um minuto; abrir os olhos, terminar o desenho (de forma
que fique uma figura) e pintar.
☺Recortar
figuras de revistas que representem as várias fases da vida: bebê, criança,
adolescente, jovem, adulto, idoso, colocando abaixo as coisas boas de cada
idade, bem como as responsabilidades que já é possível ter em cada período.
☺Presentear
o colega com um desenho sobre a infância, trocando idéias e frases sobre essa
fase da vida.
18 - Trabalho e profissões
Importância do
trabalho para a evolução e o sustento das pessoas; valorização de todas as
profissões (E se não existisse lixeiro, padeiro, médico, professor?); os pais
têm horários e responsabilidades no trabalho, devemos cooperar não incomodando,
nem reclamando quando eles saem para trabalhar; o trabalho de cada criança é
estudar e ajudar nas tarefas domésticas; importância do repouso e do lazer.
Sugestões:
☺Incentivar
as crianças a pensarem que profissão desejam exercer quando crescerem e o
motivo da escolha.
☺Desenhar-se
adulto, atuando na profissão que deseja ter.
☺Fazer
bonecos de palitos de picolés representando a profissão que desejam no futuro.
Estou feliz porque encontrei em seu blog, atividades muito interessante,Obrigada! Abraço
ResponderExcluirMuito bom!!!!!!!!
ResponderExcluirobrigada logo postaremos novidades! abraços
ExcluirAmei as sugestões! Muito Obrigada por compartilhar conosco!Deus te abençoe!
ResponderExcluir