Corpo – dádiva
divina
Prece inicial
Primeiro momento: contar a
história As maçãs e as pessoas. Levar maçãs e ir descascando e
cortando ao meio, cada uma delas, para exemplificar a história.
As maçãs e as
pessoas
Uma tarde, meu filho chegou em casa,
voltando da escola e me perguntou:
- As pessoas são todas iguais mesmo
que sua pele seja de cor diferente?
Pensei durante um momento, então eu
disse:
- Vou lhe explicar, se você puder
esperar por uma parada rápida na mercearia. Tenho algo interessante para
mostrá-lo.
Na mercearia, eu falei que
precisávamos comprar maçãs. Fomos à seção de frutas onde compramos algumas
maçãs vermelhas, maçãs verdes e maçãs amarelas.
Em casa, enquanto colocávamos as
maçãs na fruteira, eu falei ao Adam:
- Agora eu posso responder sua
pergunta.
Coloquei uma maçã de cada tipo sobre
a mesa: primeiro uma maçã vermelha, seguida por uma maçã verde e então uma maçã
amarela. Então olhei para Adam, que estava sentado no outro lado da mesa e
falei:
- Adam, as pessoas são como essas
maçãs. Todas têm cores, formas e tamanhos diferentes. Veja, algumas maçãs
levaram algumas batidas e estão machucadas.
Por fora não podemos garantir que
estão tão deliciosas quanto as outras.
Enquanto eu estava falando, Adam
estava examinando cada uma delas, cuidadosamente. Então, tomei cada uma das
maçãs, as descasquei e recoloquei sobre a mesa, mas em lugares diferentes e
perguntei:
- Tá bom, Adam, diga-me qual é a
maçã vermelha, a maçã verde e a maçã amarela.
E ele disse:
- Eu não posso falar. Agora elas me parecem todas iguais.
- Dê uma mordida em cada uma. Veja
se isso lhe ajuda a descobrir qual é qual.
Deu grandes mordidas, e então um
sorriso enorme estampou em seu rosto quando me disse:
- As pessoas são como as maçãs! São
todas diferentes, mas do lado de fora. Por dentro são as mesmas.
- Certo!, concordei. Cada pessoa tem
sua própria personalidade, mas são, basicamente, iguais.
Ele entendeu totalmente. Eu não
precisei dizer nem fazer qualquer coisa mais. E agora, quando mordo numa maçã,
sinto um sabor um pouco mais doce do que antes.
História retirada do site www.minuto.poetico.nom.br/msg431.php
Segundo momento: conversar
com as crianças, explicando que:
- Cada pessoa é um ser único, não há
outro igual;
- Cada pessoa tem um nome, é menino
ou menina (homem ou mulher);
- Cada um tem um dia que nasceu e
cada um tem uma idade e uma família;
- Quando nasce uma pessoa, ela ganha
um corpo de bebê;
- Esse corpinho vai crescendo.
Assim, cada uma das crianças já foi um bebê e hoje é um menino ou uma menina;
- Cada parte do corpo tem uma
função.
Terceiro momento: mostrar um
cartaz com a figura de um menino/menina, e ir apontando cada parte do corpo e
perguntando o que podemos fazer com as mãos, os pés, os olhos, os ouvidos, os
braços, a boca.
Quarto momento - lembrar que:
- Cada pessoa tem um corpo diferente
por fora, mas igual por dentro como as maçãs (temos um coração batendo, pulmões
para respirar, estômago para comer, etc);
- Devemos respeitar as diferenças,
não colocar apelidos porque é gordo ou magro, alto ou baixo;
- O corpo é um presente de Deus
nosso Pai e devemos agradecer o presente recebido.
Quinto momento – atividade.
Atividade 1: distribuir um
boneco em forma de menino ou menina e peças de roupas de papel para que os
evangelizandos possam colorir.
Veja as sugestões de bonecos.
Veja sugestões de roupas.
Atividade
2: distribuir para as crianças um desenho de maçã para que possam pintar.
Prece de encerramento,
agradecendo a Deus o corpo que Ele nos deu.
Sugestão: Maternal e Jardim.
aula retirada do site www.searainfantil.com.br
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